Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

Darkstar – “Need You” (2008; Hyperdub, Inglaterra)

Darkstar é uma dupla de produtores de dubstep de Bristol. Segundo a discogs, começaram a lançar singles em 2007, entre os quais o excelente “Dead 2 Me”, em flerte com o reggae. “Need You” é o lado A do primeiro single do grupo para o selo Hyperdub (o B é “Squeeze My Lime”, daí a imagem do disco), e a entrada no seleto grupo que lança Kode9 e Burial foi coroada com uma faixa digna de panteão: um dubstep apressado, reminiscente do 2-step e do drum’n’bass, guiado por um riff insano com timbre próximo a órgão. Depois o magnífico contratempo nos tempos ímpares tão característico do dubstep (com acréscimo de um impecável som de chocalho). Entra uma voz com vocoder tão deformador que mal se distingue o que se canta. Num momento a música se amansa, o timbre de órgão arrisca outras notas, tudo pra música parar e voltar ao tema principal. Chacoalhante, hipnótica, viciante, é uma das faixas de dubstep do ano e não me espantaria se a ouvisse no próximo set do Kode9 no Sónar ou em outro desses eventos grandes… (Ruy Gardnier)

* # *

“Need You” é uma das faixas mais simpáticas e dançantes lançadas pela pioneira Hyperdub. Digo isso porque, recentemente, pesquisando vídeos de dubstep no youtube, me deparei com algumas piadas brincando com o fato de que o dubstep não seria propriamente uma música para a pista de dança. Não é exatamente uma mentira: assisti ao Kode9 e, de fato, o bailado fica muito difícil, quase impossível… Mas “Need You”, do Darkstar (outro Darkstar!?), traz uma batida electro-dixieland, uma linha de baixo cativante e uma levada tão agradável, que até minha mãe arriscou uns passinhos… Vale ressalvar que, embora o dubstep ainda não tenha adquirido uma dimensão comercial, tal como ocorreu com o drum’n’bass, “Need You” dá claras demonstrações de seu possível potencial pop. (Bernardo Oliveira)

Anúncios

3 comentários em “Darkstar – “Need You” (2008; Hyperdub, Inglaterra)

  1. Eduardo Valente
    20 de abril de 2008

    aê, bernardo carvalho??

    nem quero imaginar o que signifique tal ato falho… : )

    do assíduo leitor discreto.

  2. bernardo
    21 de abril de 2008

    tá corrigido, foda…
    parece o médico e o monstro… rsrsrs

  3. Eduardo Valente
    21 de abril de 2008

    pior que tem um outro lá embaixo tb… aê, bernieoak: acho que o Ruy realmente te acha meio parecido com o outro Bernardo lá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18 de abril de 2008 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: