Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

Racionais MC’s – “Mulher Elétrica” (2008; Cosa Nostra Fonográfica, Brasil)

Já discuti muito sobre os Racionais Mc’s, sobre sua história, sua música, sua rebeldia. Confesso que, na época, não me deixei seduzir pelos modos raivosos de Sobrevivendo no inferno, não topava com a marra dos caras em cima do palco (certa vez esperei até 5 da manhã por um show…) e, sobretudo, não comprava o discurso vitimizado e meio cristão que eles cultivavam com um rigor realmente impressionante. O fato é que esse discurso já não é mais compatível com a idade, o momento e, me perdoem, a conta bancária do grupo. Entretanto, devo reconhecer que o enorme talento para a poesia que o caracteriza já estava presente neste momento politizado, através da qualidade de seus mc’s. “Mulher elétrica” ratifica esta característica e adiciona uma outra, pois em comparação com a sonoridade de seu último álbum, Nada como um dia após o outro dia, esta nova faixa dos Racionais Mc’s parece indicar uma evolução musical sem precedentes no rap nacional. Uma levada lenta e repetitiva, pontuada por atabaques e palmas; um baixo gravão marca o ritmo, salpicado por acordes de xilofone: coisa fina! Sobre esta base, criada possivelmente por KL Jay (ainda não vazou a ficha técnica), desfila a sagacidade rimbaudiana de Mano Brown, um dos maiores rappers da língua portuguesa. O balanço com que sua prosódia descreve as qualidades da moça intriga pela riqueza dos significados, mas também pela pluralidade de artifícios que caracteriza sua “dicção malandra”. Mano cria uma personagem complexa e desafiadora, multiplicando os paradoxos (“ela é Dolce & Gabana, ela é Louis Vuitton, ela é Madureira, ela é Kingston”), adicionando domínios (“d-i-s-c-ô, ela é as dez mais da Billboard, ela é Capão Redondo, ela é Xerém, ela é Blacking Loving, ela é Soul Train”), concebendo imagens quase cinematográficas (“ela Barra Funda, ela é Bela Vista, reflete no globo ilumina e pista”), e, sobretudo, criando fonemas surpreendentes: aqui, ele une o pronome pessoal “ela” ao verbo “é”, repetindo o neologismo “elé” como se fosse uma palavra iorubá. O resultado é excelente e, para um ex-detrator, especialmente empolgante.

Já entre as melhores do ano, “Mulher elétrica” assinala uma mudança de perspectiva, contra a qual se direcionarão os idiotas da objetividade, por verem nela um possível sintoma de acomodação. Mas eu digo o contrário: que acomodados são aqueles que insistem na idéia de que acordes de guitarra interferem em políticas públicas. Os Racionais parecem ter admitido o único caminho que o artista possui para tornar sua arte mais “política”, qual seja: criando uma música nova e sem compromissos, ensinando às pessoas outras formas de ouvir, ver e viver. (Bernardo Oliveira)

Anúncios

8 comentários em “Racionais MC’s – “Mulher Elétrica” (2008; Cosa Nostra Fonográfica, Brasil)

  1. izidora
    9 de setembro de 2008

    texto para todos, texto para ler e dançar, texto para disparar muitas vontades. por exemplo, de conhecer a mulher elétrica. (ah, não me xingue!) o mano brown está power no cabelo e na língua?

  2. Jr Diaz
    18 de janeiro de 2009

    Dissecou mesmo heim mano (rs). Valeu! Me ajudou a enteder melhor a nova música do Racionais e a nova proposta do grupo. Se é que há…

  3. daniele
    27 de fevereiro de 2009

    eu amo muiiiiiiiiiiiiiiiito o grupo racionais.escuto todos os cds deles sou 100% racionais e adoro o mano brown.bjos

  4. daniele
    27 de fevereiro de 2009

    sem comentarios tudo que vem deles e tudo de bom.

  5. ""Bonny Moleque""
    12 de março de 2009

    sem comentarios os cara são demais adoro eles precipalmente os quanto.

  6. augusto lima
    8 de abril de 2009

    racionais eles cantam muito fala da realidade
    eu já ouvi umas musicas novas deles já
    e gostei muito
    principalmente “mulher elétrica”
    e tambem sou fã do mano brown, edi rock , kljay e ice blue eles são os caras

  7. Jaum
    26 de abril de 2009

    Eu skuto Racionais MC’s desde o “Sobrevivendo No Inferno”.
    Os kras são servem pra cantar músicas do tipo de “Mulher Elétrica”
    Eles estavam otimos cantando como cantavam antes!!!

  8. nina
    1 de novembro de 2009

    sou suspeita pois sou apaixonada no mano brawn tudo que vem de e perfeito te amooooooooooooooo brawn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31 de julho de 2008 por em Uncategorized e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: