Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

Equipe Mercado – “Mary K no Esgoto das Maravilhas” (1970; Odeon, Brasil)

Afora os Mutantes, a história do rock psicodélico brasileiro da virada dos 60 para os 70 é muito mal contada. Não que seja uma história extensa, longe disso, mas ainda assim ela contém algumas pérolas inacreditavelmente pouco conhecidas, quando não totalmente obscuras. A Equipe Mercado é uma dessas. De mais significativo no mercado discográfico, apenas a participação com “Marina Belair” na mítica coletânea Posições, junto com Módulo Mil, Som Imaginário e A Tribo, em 1971. Além dessa faixa, apenas dois compactos simples, o que soma um conjunto de apenas cinco músicas. “Mary K no Esgoto das Maravilhas” é uma estonteante faixa de teatro musical aditivado, Broadway com LSD. Se a parte de musical corresponde à parte palatável da melodia, grudenta até não mais poder, a parte aditivada corresponde à confusão entre as duas vozes, às intervenções incidentais (há um “bye bye blackbird” repetido à exaustão num dado momento), a todas as mudanças de andamento e acompanhamento, mas principalmente pela doidivanas letra da canção, que começa com “My name is Mary K, noiva da américa/ruiva de Robin Holly Wood/A ruiva noite noiva of Mary Pickford/A piquenique noiva de Douglas Fairbanks”. Em matéria de irreverência, a canção é do nível das coisas mais irônicas dos Mutantes, como “Meu Refrigerador Não Funciona” ou a versão debochada de “Chão de Estrelas”. Mas o pique da Equipe Mercado é outro, e não se presta tanto a comparações. “Mary K no Esgoto das Maravilhas” é o amor por uma doce sabotagem da cultura pop americana (“This is the end, Mary Pickford, isso significa: acabou”) em seu próprio terreno de encantamento, as canções melosas de musical que se transformam em delírios esquizos e dissonantes. É um pouco o mesmo charme de Uma Mulher É uma Mulher de Godard, a fofura do gênero e seu making of brechtiano. Uma música e um grupo criminosamente esquecidos da música brasileira (apenas 360 audições na lastfm até o momento, NENHUMA foto disponível na internet, daí a ausência de imagem nessa postagem), mas acima de tudo uma deliciosa brincadeira levada a sério que nos carrega em sua molecagem. (Ruy Gardnier)

Anúncios

10 comentários em “Equipe Mercado – “Mary K no Esgoto das Maravilhas” (1970; Odeon, Brasil)

  1. Marluce Rodrigues
    2 de dezembro de 2008

    Fui amigo de todos e sócio de um dos componentes, mas ja faz muitos anos que não tenho noticias desta turma . Sei que sinto falta das musicas e dos amigos.

  2. Jorge
    22 de janeiro de 2009

    É possível conseguir as músicas dessa galera?
    Até hoje me lembro de ter assistido a um show na Rádio Nacional – Rio de Janeiro – onde cantavam “My name is Mary K noiva da América…”

  3. Nelio
    2 de maio de 2009

    Ruy,procure pela revista Poeira Zine (há um site). Nela, você encontrará uma breve história da banda. e o nderground carioca.A versão mais longa da história é para um livro que estou escrevendo sobre o underground carioca.
    Abs

  4. Nelio
    2 de maio de 2009

    Saiu com erro…

  5. jary
    4 de agosto de 2009

    Eu bem me lembro de “Poensoscópio de 1940 e 15”, apresentado pela banda no Festival de Música Universitária da TV Tupi, na virada dos 60 pros 70. Os caras escovavam os dentes no palco e tudo, uma coisa bem anárquica dos bons tempos que não voltam mais. Tinha eu uns 15 anos, nunca mais ouvi ou vi. Alguém tem um registro disso?
    P.S.: a música que ganhou o festival era bem bacana, aliás era esse o nome: “Que bacana”, com Eduardo e Seus Menestréis, se não me engano. Nunca mais, também.

    • lucassou
      1 de setembro de 2010

      A Diana Dasha, cantora da banda continua na ativa, tem até blog:

      http://temoutrascoisas.blogspot.com/

      Já pra baixar coisas deles, no braziliannuggets.blogspot.com pode ter algo.

    • Eli Eliete
      19 de abril de 2014

      Excelente memória você tem! Eu fazia parte deste grupo…

  6. sergio
    22 de setembro de 2010

    Pesoal havia um programa de rock na radio nacional, no auditório, assisti a Equipe mercado , O Portal ,Estomago Azul e outros.

    • bernardo
      28 de setembro de 2010

      Estômago Azul? Tem como ouvir?

  7. alan
    26 de janeiro de 2011

    jary, na verdade esta música que vc comentou “que bacana” é da suely e os kantikus, tambem gravada pelos carbonos. você viu ao vivo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 8 de novembro de 2008 por em Uncategorized e marcado , .
%d blogueiros gostam disto: