Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

Ao Vivo: Thom Yorke (18/04/2010, Coachella, Indio)

Thom Yorke, exímio compositor, sinônimo de vigor criativo e representante da banda que protagonizou uma das mais corajosas guinadas de que se tem notícia nos últimos 20 anos. Em seu trabalho solo ele reúne a banda Atoms for Peace para apresentar absolutamente todas as canções do subestimado The Eraser, de 2006.  Mas a apresentação desta turma, turbinada pelo contrabaixo de Flea – e não ressalto este detalhe como mera formalidade jornalística, o cara está tocando demais!… –   extrapola todas as expectativas. Claro que a grande maioria das pessoas que superlotam o palco Outdoor não está ali por The Eraser, mas por Thom Yorke e pelo Radiohead, o que não deixa de ser surpreendente, visto que seu trabalho solo é acentuadamente mais experimental em comparação com seu grupo original. O que esperar? Que a platéia abandone pouco a poucos o local, enfastiada com a sofisticação da combinação de timbres eletrônicos e percussivos, ritmos repetitivos, instrumentação retalhada que acompanha os devaneios líricos das letras de Yorke? O intangível acontece, porém, pois não só a platéia permanece até o fim do espetáculo, como também atende aos pedidos de um Thom Yorke exultante, contagiado também pelos tradicionais contorcionismos de Flea, que brada “dancem!, dancem!” A platéia atende, muito embora o som que sai das caixas não seja “dançante” stricto senso

E este som que sai das caixas é algo a ser mais que notado. Talvez tenhamos até que brindar a chegada de uma banda tão coesa, tão criativa nas releituras e tão enérgica na execução. Releituras, sim, pois trata-se de novos arranjos, que substituem a predominância eletrônica de The Eraser por uma bem dosada mistura de timbres elétricos, acústicos e eletrônicos. O show abre com “The Eraser”, concentrada mais no piano de Yorke do que nos eletrônicos e efeitos que a caracterizam. “The Clock”, frenética, recebe um sampler de berimbau, enquanto “Atoms for Peace” é acrescida de uma batida techno. Não tenho certeza se Flea participou do disco, mas parece que “Harrowdown Hill” foi feita para ele, pois o ritmo é quase que inteiramente conduzido por slaps de baixo. Inclusive, vale destacar esta estranha parceria que se justifica plenamente quando vemos cada um dos dois desempenhando com máxima empolgação suas respectivas tarefas, além de soltarem braços e pernas com danças curiosíssimas. Belíssimo também o cenário, as montanhas de neon que emolduram o palco, evocando a aridez das paisagens sonoras compostas pelo Atoms of Peace.

No momento mais intimista, Yorke mata metade da platéia do coração com duas versões emocionantes, “Airbag” ao violão e “Everything in Its Right Place” ao piano, para daí executar duas faixas lançadas em EP no ano passado, as estranhas “Feeling Pulled Apart by Horses” e “The Hollow Earth”, a tal faixa em que o cantor pede à platéia que dance, no que ela reage de forma imediata. Cansado, extasiado e impressionando que estava com a banda, as músicas e a reação do público, nem liguei quando metade dele correu para assistir a outro inglês que vem fazendo sucesso nos EUA, Damon Albarn e seus Gorillaz. Fiquei lá, no mesmo palco Outdoor, pensando no show de Yorke e vendo ao longe aqueles bonequinhos simpáticos desenhados por Jamie Hewlett, e um enorme Snoop Dogg anunciando que “a revolução seria televisionada”. Pensei cá comigo: sim, talvez isto seja verdade. Televisionada e musicada pela personalidade penetrante de Thom Yorke. (Bernardo Oliveira)

Anúncios

3 comentários em “Ao Vivo: Thom Yorke (18/04/2010, Coachella, Indio)

  1. josé luiz
    1 de maio de 2010

    Que texto lixo, viu, meu amigo.

    • corazondiablo
      1 de maio de 2010

      curioso comentário. desenvolva.

  2. naira
    2 de maio de 2010

    adorei seu texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20 de abril de 2010 por em ao vivo, eletrônica, rock e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: