Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

The Weeknd – “Thursday” (2011; s/g, Canadá)

Primeiro as banalidades. Se você já ouviu falar do The Weeknd, certamente também sabe que eles são misteriosinhos, que criaram uma série daqueles dispositivos cansativos para ganhar espaço na mídia – esta mesma que está muito pouco interessada em música e louquinha para ecoar qualquer bobagem que feda a novidade. Sabemos pouco deles; sabemos a alcunha dos envolvidos, que são de Toronto e que estão envolvidos com o chato do Drake. Que seja.

Outra banalidade é a série de nomes completamente sem sentido que este tipo de som recebe. Vivemos a época do gênero de um artista só. Para mim é R&B e já basta. Você até pode achar que é outra coisa, mas pense no guarda-chuva louco e diverso que é o gênero – pois é, encaixa.

O som deles me lembra de forma tangencial o nome de dois artistas peculiares e um tanto bastardos: Maxwell e Justin Timberlake. Nomes de cantores bastante comerciais que vêm passando suas carreiras em uma crise de posicionamento – Maxwell sucumbiu há algum tempo e Timberlake colhe os louros da parceria com Timbaland e vive o sonho do ícone pop.

Claro, não tento reduzir as semelhanças aos nomes citados; eles podem ser colecionados à duzias, mas a questão é que é fácil afastar a aura indie de mistério e reconhecer que eles não são mais que ótimos produtores. Sim, os samples são de artistas contemporâneos e a música dialoga com muito do que vem sendo produzido no universo mais independente da música negra (quase me flagelei ao escrever isso), mas o ponto nevrálgico da música do The Weeknd é que, mesmo dando a seus discos a classificação precária de mixtape, sua produção cuidadosa é de deluxe edition remasterizada.

Porque esse é o lance dos caras. Por mais que se queira associar uma profunda estranheza ao som deles, no fim, eles fazem um R&B bem identificável e a peculiaridade – as arestas, meus caros, são aquilo que antigamente chamávamos de personalidade. A única precariedade é a de que sua música não é reduzida a denominador comum. Somos submetidos a tanta cópia barata que tentamos colar a pecha de esquisito em qualquer coisa que esteja dez graus ao leste da norma. Enfim, tergiverso.

Falar de “Thursday”, a faixa, é uma escolha quase aleatória, por que ela nem é a melhorda mixtape e esta mesma não chega perto da precisão e imaginação dos pontos altos de House Of Baloons. Mas isso é que a torna mais interessante — como sintoma. Ela não é tão singular quanto “Life of the Party”, ou fina quanto “The Birds Pt.1” e não é tão obscura quanto outras faixas; ela é simples, lenta e não vai a lugar algum. Ela é arrastada e até tediosa – como uma semana, como a espera de uma semana. A letra também não diz muita coisa, mas dá pistas de uma relação desequilibrada. (E o mesmo pendor manipulador da letra se reflete na música – todos esses sons nos são familiares e a música faz questão de a todo momento frisar que nunca os ouvimos exatamente desta forma.)

O The Weeknd se vende como uma máquina secreta de produzir pérolas R&B que vão agradar aos paladares mais moderninhos, mas eles mentem. Sua música é convencional, mas tem um trunfo que parece faltar a boa parte de seus contemporâneos: é produzida por quem conhece música e tem um ouvido aguçado para a sua época sem fazer parte de modismos – criou o seu. “Thursday” é convencional em seus elementos e ainda assim incomoda por não se render fácil ao lugar comum dos ganchos fáceis e refrões anabolizados. Não é a melhor música, nem de longe, mas também é prova de bravura. (Marcus Martins)

As duas mixtapes podem ser baixadas no site da banda: http://the-weeknd.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 26 de agosto de 2011 por em Mixtape, R&B e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: