Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

Tinariwen – “Tenere Taqqim Tossam” (2011; V2, Reino Unido [Mali])

Foi-se o tempo em que a kora e o quissange eram instrumentos totalmente desconhecidos fora da África; que os discos de toda a diversa música deste continente eram enquadrados na categoria World Music, junto com música brasileira, cubana, japonesa, indiana etc; ou que os próprios instrumentistas africanos necessitavam adequar sua sonoridade aos padrões ocidentais para se fazerem ouvidos e gravados. Hoje, a coisa é um pouco diferente: Fela Kuti é um nome mundialmente respeitado pela qualidade artística e influência que sua obra e estilo inovador tiveram na música do século passado; o ukelele, desenvolvido no Havaí, mas inventado em Portugal por imigrantes de Cabo Verde e da Madeira, virou hype e objeto de consumo entre jovens e adolescentes; e é possível até encontrar a seção “afrobeat” nas lojas de discos, separando a música de Fela Kuti, Tony Allen e seus companheiros de gênero das demais.

É difícil precisar quando, como e por quê se deu essa mudança na forma da música ocidental se relacionar com a africana, mas, desconfia-se que a internet tenha desempenhado um papel fundamental nessa (re)valorização, com a difusão desenfreada de arquivos de áudio, com os blogs de pesquisadores musicais (até então escondidos em seus nichos) e o próprio interesse que essa mídia despertou nas pessoas, pelas infinitas possibilidades de contato com mundos e culturas diferentes que proporciona.

Há alguns anos Youssou N’Dour e Ali Farka Touré precisavam tocar com Peter Gabriel e Ry Cooder para tornarem-se notórios aos ouvidos ocidentais. Hoje, porém, é Will Calhoun, baterista do Living Colour, que faz questão de gravar e fazer turnê com a cantora malinesa Oumou Sangaré e, em Tassili, novo álbum do Tinariwen, há participações dos americanos Tunde Adebimpe e Kyp Malone, do TV on the Radio, Nels Cline e da Dirty Dozen Brass Band. No site da V2, gravadora americana de muitos medalhões do pop e pela qual foi lançado Tassili, há elogios derramados de Damon Albarn, Robert Plant, Thom Yorke e Chris Martin à música do Tinariwen. E ao presenciar um show do grupo (que se apresentou recentemente no festival Back2Black no Rio de Janeiro e São Paulo), há de se constatar que existe algo de mágico e transcendental na música do Tinariwen.

A plateia carioca, sempre avessa a novidades, entrou em estado de transe e acompanhou com palmas as músicas modais e de um único acorde dos tuaregues malineses. “Tenere Taqqim Tossam”, com participação dos membros do TV on the Radio, utiliza essa mesma estrutura: riffs originados de um acorde de si menor conduzem a música com diferentes camadas de percussão num compasso quaternário. As vozes começam graves e sussurrantes, até que ficam mais agudas e atingem seu ápice de agudez quando entra o vocal característico de Tunde Adebimpe, o único momento em que acontece uma variação na harmonia, com a adição de uma quarta ao acorde de si menor. E mesmo com toda sua simplicidade estrutural, “Tenere Taqqim Tossam”, que também já ganhou remix do Four Tet, não perde o fascínio, com sua gravação cristalina e espontânea – a imagem que visualizamos é a da banda tocando descontraidamente em algum deserto africano (o que de fato atesta o release do álbum). É curioso ainda observar, no próprio site oficial do Tinariwen, as datas da turnê mundial, que passa por América do Sul, Europa e Estados Unidos, sem descanso algum.

Se há uma conclusão a ser tirada disso tudo é que a visualização factual do grupo a tocar no deserto não é radical nem pura – trata-se de uma imagem pitoresca e real ao mesmo tempo, como demonstra o clipe de “Tarim Taqqim Tossam”. O mundo pós-capitalista já não permite miragens como esta. (Thiago Filardi)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 9 de setembro de 2011 por em Faixa da Semana e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: