Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

Chris Watson – El tren fantasma (2011; Touch, Reino Unido)

Chris Watson é um gravador de sons (como ele próprio se define). Membro fundador do Cabaret Voltaire e do The Hafler Trio, ainda na década de 80 ele começou a se interessar pela gravação de sons naturais, ou field recordings, tendo trabalhado em inúmeros programas de TV e rádio da BBC – mais notoriamente com o diretor de documentários sobre a natureza, David Attenborough. Watson também trabalha como free lancer e já colaborou em discos com BJ Nilsen e z’ev. Seu álbum mais aclamado até hoje é Weather Report, de 2003. El tren fantasma foi cunhado a partir do homônimo filme mexicano de 1927 e feito com gravações naturais capturadas pelo próprio Watson há mais de dez anos na extinta linha de trem que cruzava o México do Oceano Pacífico ao Atlântico. (TF)

* # *

El tren fantasma é, essencialmente, um projeto de background e concepção cinematográficos. E isso não se explica somente pelo fato de a inspiração do nome do álbum ter surgido de um filme mexicano dos anos 20, mas, sobretudo, porque desde os primeiros segundos de “La anunciante” até os momentos finais de “Veracruz” somos transportados para uma diegese fílmica: uma verdadeira viagem de trem de costa a costa pelo México, com direito a tudo o que um evento como este possa proporcionar (desde vozes de pessoas na estação a ruídos característicos de ferrovias que crescem, diminuem e se transformam ao decorrer das faixas, sons de pássaros e outros animais, sons internos dos próprios vagões e sons do ambiente, dos fields e montanhas percorridos). O que acentua ainda mais essa sensação é a aura fantasmagórica que assola todas as colagens realizadas por Watson. É como se o artista britânico tivesse elaborado uma narrativa (bastante linear, aliás, com começo, meio e fim) de um filme misterioso através de seu som direto, editando e mixando todos os ruídos e paisagens sonoras conforme os contornos, desdobramentos e trajetos geográficos desta história.

Porém, mais que isso, El tren fantasma é uma obra de influência e homenagem a Pierre Schaeffer. E para tal, nem precisaria que Watson fizesse menção ao falecido compositor, engenheiro, musicólogo e também “gravador de sons” francês – a associação com trens e sons naturais refere-se diretamente a uma das primeiras gravações de música concreta feita por Schaeffer, o “Études au chemins de fer”. Neste estudo, ele examina, através de colagens, as possibilidades de som que o trem pode emanar, com foco nas chaminés. Aqui, a coisa não é muito diferente, à exceção de que o escopo ambiental e natural é muito maior e diversificado e que Watson utiliza tecnologias muito mais avançadas para registrar seus sons. No entanto, a base conceitual é puramente Schaeffer.

O mais fascinante de El tren fantasma, todavia, é sua tentativa em recriar algo extinto, que parou de existir, como anuncia a voz feminina ao final de “Veracruz”. Ao revisitar as gravações que capturou há mais de uma década na Ferrocarriles Nacionales de México (FNM), Watson trouxe ao presente e ao imaginário contemporâneo um mundo extinto. Pois como viajar do Pacífico ao Atlântico no México, ouvir os sons relativos a esse trem específico e, principalmente, todos os sons naturais que fazem parte desse percurso, se a FNM já não opera mais? Desse modo, entramos, de fato, em um mundo-fantasma, tão assustador quanto belo e rico sonoramente; tão comum e natural quanto raro e único; tão vivo quanto morto. Mas graças a Schaeffer e ao talento inigualável de Watson em registrar sons justapô-los, bastante vivo. (Thiago Filardi)

Ouça “Veracruz” no site da Touch.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 14 de dezembro de 2011 por em álbum da semana e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: