Camarilha dos Quatro

Revista de crítica musical.

LHF – Keepers Of The Light (2012; Keysound, Reino Unido)

LHF é um coletivo londrino de música eletrônica formado por Low Density Matter, No Fixed Abode, Double Helix e Amen Ra. O grupou ganhou notoriedade, principalmente, graças a uma série de EP’s lançados desde 2010 pela Keysound Recordings. Keepers Of The Light (2012) é o primeiro álbum do coletivo, que em suas 27 faixas parte de origens sonoras distintas para alcançar uma sonoridade que em um primeiro momento remete ao imaginário de um dubstep mais puro, mas fica longe de se limitar somente a um gênero. (AT)

* # *

A possível heterogeneidade de Keepers Of The Light pode remeter ao fato da obra ser fruto de produtores distintos, cada um assinando, individualmente, suas próprias faixas (ainda que o número oficial do coletivo seja maior do que os quatro aqui reduzido). Mas mais do que isso, essas 27 faixas parecem sintetizar uma espécie de paisagem sonora que vigorou nos últimos anos em Londres, a própria imagem de Martin Clark como uma espécie de mentor para o grupo reforça essa ideia. Uma genealogia sonora cada vez mais rica e complexa, que o LHF, de alguma forma, reduz a sua pureza inicial, com composições econômicas e ao mesmo tempo refinadas, bebendo daquela sofisticação sombria tão comum a musicalidade da cidade e ao seu mais famoso gênero: o dubstep. E nada mais sintomático do que um disco desses aparecer justamente quando a morte do gênero já era dada como certa. O que não faz de Keppers Of The Light um disco exatamente old school, pelo contrário, o coletivo parece explorar facetas criativas que o próprio dubstep ajudou a difundir, mas agora extrapolando alguns limites e outras mesclas um tanto quanto conceituais e até bastante divertidas. O próprio uso de samples tribais e outras excentricidades no que diz respeito a percussão de algumas faixas deixa isso bastante claro, fora o uso sempre característico de vocais, nunca perdendo, ainda, um propósito quase sempre dançante. “Candy Rain”, faixa de Amen Ra, por exemplo, começa com um padrão de percussão todo excêntrico para logo ir anexando synths mais suaves, uma bassline gostosa e samples vocais com gritinhos que vão dando um tom melódico especial. “Supreme Architecture”, de Double Helix, começa com um diálogo que parece ter saído de um dos filmes da trilogia Matrix, estratégia que imediatamente nos remeteria a um techno farofa, mas pelo contrário, a coisa engrena muito bem com uma percussão tribal rápida, mais gritinhos, alguns synths leves e distantes que criam uma atmosfera curiosa, para ser concluída com outra frase poser hollywoodiana Uma precisão invejável na utilização de loops é “Sunset (Mumbai Slum Edition)” de No Fixed Abode, com uma aura de fita étnica manipulada, alguns vocais assombrosos e um jogo de andamentos imprevisível, a faixa é outro destaque da engenhosidade do coletivo em criar melodias grudentas, econômicas e altamente funcionais.

Ainda que seu título e mesmo sua foto de capa possam remeter a idéia de um santo graal sonoro aqui resguardado pelos salvadores da pátria, Keepers Of The Light não tem a pretensão de ser um álbum puro em meio às anomalistas do gênero, o coletivo está mais pra uma legião de cavaleiros do apocalipse do que apóstolos fiéis de qualquer sonoridade que seja. Os queridinhos de Martin Clark se apropriam sim de todo uma gama de possibilidades da música eletrônica inglesa, mas que aqui se transformam em um álbum inusitado, ainda que altamente sofitiscado. Provando que as terras tão exploradas do dubstep ainda podem gerar frutos, sempre autênticos ao mesmo tempo que bastante acessíveis. (Arthur Tuoto)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 25 de abril de 2012 por em álbum da semana e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: